Skip to content

Músculo com batatas ao molho de especiarias

setembro 6, 2009
tags:
by

Pensei em abandonar o blog. Me sinto uma dissidente intrometida escrevendo aqui no Dedo no Curry, indo contra a idéia inicial, e isso porque necessito emagrecer 20 kg por questão de saúde e estou em uma ferrenha reeducação alimentar. Ou seja, eu que amo comida necessito moderar quantidades, segurar a compulsão e buscar prazeres gastronômicos mais saudáveis. Isso pra uma gordinha safada como eu é a morte, mas…

Por outro lado, como adoro cozinhar tenho buscado umas alternativas bem interessantes. E gostando muito das experimentações! Acho importante mostrar de alguma maneira que é possível comer bem de maneira saudável e saborosa. Quem disse que comida  gostosa tem que ser engordativa? Tudo está nas quantidades e na maneira de preparar.

  • Tenho abusado dos temperinhos gostosos como curry, páprica, pimenta do reino e pimenta calabresa.
  • Sempre tenho uma salada de folhas para comer em quantidade e enganar a gulodice
  • Adotei o hábito da sobremesa, quase sempre uma fruta cítrica
  • Aboli completamente a fritura e parti para os assados e grelhados
  • Molhos só mesmo com verduras e legumes naturais, nada de molho pronto ou caldinhos
Ontem foi meu aniversário e na sexta adiantei um jantarzinho em família, já que meu irmão estaria viajando.  Usei de criatividade e o resultado foi um jantar bonito, super saboroso e de aroma agradável que todos comeram gemendo. Ah, e detalhe, barato, muito barato. Não gastei 20 reais entre todos os ingredientes. Melhor que isso só comer!

Músculo com batatas ao molho de especiarias

Músculo, uma carne magra, gostosa e saudável

Músculo, uma carne magra, gostosa e saudável

Para preparar o músculo:

  • 1kg de músculo cortado em fatias grossas
  • 1 colher de vinagre
  • 1 colher de óleo
  • 1 cebola grande picada
  • 1 pimentão pequeno picado
  • 2 tomates sem sementes e sem pele picados
  • 3 dentes de alho
  • 1 pitada de curry
  • 1 pitada de pimenta do reino
  • 1 pitada de páprica doce
  • sal à gosto

Passo a passo

  1. Amasse o alho, misture o vinagre e um pouco de sal e deixe a carne descansar um pouco antes de colocar para refogar.
  2. Para refogar deixe a panela de pressão ficar bel quente, coloque o óleo e refogue a carne.
  3. Paciência é fundamental, refogue a carne sem pressa, acrescentando um pouco de água sempre que a carne for grudando um pouco, isso demora uns 20 minutos
  4. Este refoga/gruda um tiquinho/acrescenta água, vai de certa forma criando um molho ferruge, quando a carne estiver moreninha dessa fritura é o momento de acrescentar os temperos
  5. Primeiro os temperos em pó (pimenta do reino, curry, páprica)
  6. Depois os temperos crus (cebola antes dos outros e deixe refogar um poucquinho antes de acrescentar o tomate e o pimentão)
  7. Acrescente um pouco de água até quase cobrir e tampe a panela de pressão, deixe cozinhar por uns vinte minutos,
  8. Abra a panela (deixando a pressão sair antes, é claro) prove o sal e veja se a carne já está mole.
  9. Se estiver, está pronto, se não, corrija o sal e feche a tampa novamente até ficar no ponto.

Para preparar as batatas

  • 6 batatas médias cortadas em cubos e cozidas
  • 1 copo de leite desnatado
  • 1 colher de sopa de requeijão light
  • 1 colher de azeite
  • 1 alho amassado
  • 1 pitada de curry
  • 1 pitada de páprica doce
  • 1 pitada de pimenta calabresa
  • 1 colher de amido de milho (maizena) diluída em um pouco de água

Passo a passo

  1. Aqueça o alho no azeite
  2. Acrescente o leite e o requeijão até quase ferver
  3. Coloque as especiarias (curry, páprica, pimenta calabresa)
  4. Incorpore por último a maizena diluída em água mexendo sem parar até fazer borbulhas e soltar do fundo
  5. Coloque as batatas em um refratário e cubra com este creme
_______________________________
Aqui em casa preparei uma salada de alface americana com tomatinhos cereja. Fiz um arroz branco que minha mãe e meu irmão adoraram. Eu fiquei só na salada, carne e batatinha mesmo.
OBS – Em uma versão engordiet colocar queijo parmezão ralado por cima e gratinar no forno dá um sabor e um charme a mais ao prato.
One Comment leave one →
  1. janeiro 7, 2013 1:24 pm

    Ola tenho o mesmo problema,com a comida e o peso,tambem preciso emagrecer 20 kl mas adoro comer,adoro comida com molhos,parmegianas,sopas,queijos,tabem faco reeducacao mas e muito dificil

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

