Skip to content

Bolo de Cenoura e Comfort Food

setembro 13, 2009

Ontem, “bizoiando” as receitinhas do programa Estrelas, da Angélica, uma atriz passava suas dicas para um salmão embaladinho que recordava a sua infância. E entre a conversa a moça comentou que sua receita era um prato típico de Confort Food.

Em uma tradução livre, seria algo como Comida Emocional. Ou seja, aquele prato que te remete à infância ou a um momento agradável da sua vida. Como é uma expressão gringa os exemplos deles são algo como os coockies ou a torta de maçã da vovó. Aqui no Brasil, ouso dizer que seria algo como os bolinhos de chuva ou o bolinho de fuma.

Minha Comfort Food de estimação

Cada um tem sua comfort food de estimação. A da minha tia é canja de galinha. Toda vez que ela está doentinha e quer um pouco de atenção, pede para a minha mãe, que é sua irmã mais velha, preparar uma canja. Eu tenho vários, mas uma coisa que adoro são as receitas de liguidificador. Bolo de Laranja, Torta Salgada com restinho de carne assada, Bolo de cenoura…

Dia desses mesmo eu estava meio estressada, em momentos assim adoro cozinhar, pois esqueço um pouco  a chatice do problema. Abri a geladeira e vi umas cenouras lindas, resultado? Bolo! Tenho que confessar que cozinhar pra um é horrível, pois a graça para quem cozinha é ver o outro lambendo os beiços, repetindo… Fiz até uma foto do bolo recém saído do forno e a receita, a mais básica das básicas, segue abaixo.

E você, o que seria a sua Comfort Food?

Bolo de Cenoura

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de óleo
  • 3 cenouras
  • 4 ovos
  • 1 e 1/2 xícaras de acúcar
  • 2 e 1/2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa (rasa) de fermento em pó

Modo de fazer:

Coloque no liquidificador os ingredientes líquidos (óleo e ovos) e acrescente as cenouras em rodelas, previamente descascadas. Bata até ficar um creme e reserve. Em uma vasilha peneire os ingredientes secos (açúcar, farinha de trigo e fermento em pó) e acrescente o creme batido no liquidificador. Misture bem e despeje em forma untada e polvilhada. Asse em forno baixo pré-aquecido.
Calda opcional:

Aqui em casa, não somos adeptos frequentes de calda de chocolate. No entanto, isso fica a gosto. Uma que combina muito bem é feita com 1 colher de sopa de margarina, 3 colheres de chocolate e 1xícara de açúcar, misture tudo em fogo brando e coloque sobre o bolo ainda quente. Esta calda quando esfria fica durinha e muito saborosa.
Anúncios
4 Comentários leave one →
  1. Maria permalink
    setembro 25, 2009 1:17 pm

    Desde quando salmão embrulhadinho remete a infância?? Esse povinho de televisão viu…hahaha

Trackbacks

  1. Bolo fácil, muito fácil! « Enfia o dedo no curry. E cheira.
  2. Bolo fácil, muito fácil! | Comidices

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: