Skip to content

Dicas Sexulinárias de Uma Bananólatra Compulsiva – Sorbet de Banana e Mamão

novembro 4, 2009

Cá estou novamente falando de bananas, esta fálica fruta que por sua forma e propriedades energéticas nos remetem imediatamente à safadeza. Como já disse antes, tenho uma quedinha, quase fixação, pela fruta (a banana, gente, a banana) e como a paixão é grande, qualquer receita relacionada quero logo experimentar.

Foto: Charles Schiller

Como boa carioca adoro um sorvete, do geladinho (acho que em alguns lugares conhecem como chup-chup) ao sorvetão mesmo, Tanto faz se em casquinha ou na taça.  Adoro! Neste calorão daqui, sorvetes são recebidos como uma benção. O problema é que como tudo que é bom é ilegal, imoral ou engorda, com o sorvete não seria diferente. Felizmente existem os Sorbets, receita de origem francesa que não leva gordura ou ovos em sua composição, que o faz naturalmente mais light e não menos gostoso e refrescante.

Sobremesas Geladas

  • Sorvete: Sobremesa gelada feita a partir do resfriamento de misturas com sabores diversos. O resfriamento é feito em máquinas específicas compostas por tanques frios e pás para que a mistura gele e bata simultaneamente.
  • Sorbet: Tipo de sorvete feito à base de água, mais macio e granuloso que os sorvetes tradicionais, não contém gordura nem gemas.
  • Semifredo: Mousse congelada, tem textura mais leve e menos gordura que os sorvetes, mais instável e leve também. Pode ser feito de diversos sabores, sempre respeitando uma fórmula básica: merengue italiano + creme confeiteiro + creme chantilly + aroma (chocolate derretido, purê de frutas, etc).
  • Granité: Tipo italiano de sorbet, é uma preparação “meio-congelada” com textura muito granular feita com um xarope açucarado aromatizado com café ou algum outro licor.

Chef Jair Francisco da Silva Brum –  TV gazeta

“E as bananas, Beth, onde entram as bananas?” Calma gente, calma… As bananas entram (hummmmm) agora! Descobri em um destes matutinos programas de culinária uma maneira deliciosa de fazer sorbets, com uma consistência muito parecida com o sorvete (pois é, sem aquela aparência de “raspadinha”, sorvetinho de água e suco) usando como base, pasmem, bananas!

Já experimentei com mamão, manga, pêssegos (usei em calda, sem calda, of course) e abacaxi, mas fica a dica, os mais gostosos foram os dois primeiros, talvez por serem as frutas com mais “carne” (como diria a minha avó). Quanto mais aguada a fruta é, mais a banana toma conta do pedaço e acaba descaracterizando  o sabor. Bananas além de fálicas tem um sabor marcante, fazer o que…

Sorbet de Banana e Mamão

  • banana prata (2 unidades) congelada
  • mamão papaya (2 unidades) temperatura ambiente
  • 1/2 copo de açúcar (para quem é engordiet) ou gotas de adoçante à gosto

Modo de fazer:

Descasque as bananas, corte em rodelas e leve ao liquidificador junto com o açúcar (ou o adoçante) e o mamão (também descascado, sem sementes e picado). Bata no liquidificador por uns 3 a 5 minutos até ficar uma pasta bem cremosa e consistente, despeje em um pote e leve ao congelador por mais meia (a uma hora), antes de servir. À mesa, faça as bolas de sorvete e sirva em taças com um raminho de hortelã enfeitando.

Só posso dizer que é uma delícia! Pelo sabor, pela banana (que no meu caso remete a mil e um desejos) e pelo potencial energético (leia: combustível para safadezas) da fruta. Se comer este Sorbet de Banana e Mamão sozinha já é uma coisa… Estou louca para provar a dois!!!

Anúncios
One Comment leave one →
  1. dezembro 24, 2009 3:14 pm

    Em frente de casa há uma sorveteria. Como qualquer outra da cidade, fica aberta o ano inteiro e só vende sorvete. Vou sair daqui a pouco e, apesar da neve, vou tomar um sorvete.

    Que o Natal seja de alegria e paz e um 2010 cheio de conquistas e realizações! :)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: